A fé de Jairo

Penso que não existirão entre nós pessoas que desconheçam a história de Jairo relatada com maior ou menor pormenor nos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas). Na nossa comunidade, não há muito tempo abordou-se o desespero de Jairo numa lição da nossa EBD pelo Pastor Teo Cavaco.

Por pensar que se trata dum exemplo tão grandioso para cada um de nós e que pode até mudar a vida daqueles que ainda não estão seguros na fé e na crença, decidi rever e partilhar este modesto estudo.

A Bíblia dá-nos uma definição de fé verdadeira, em Hebreus 11.1 – “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.

Era esta fé que tinha Jairo. Ele era um homem respeitado pelo seu povo, era um homem humilde, apesar de ser o principal responsável duma sinagoga judaica.

Perante a situação de uma grave doença da sua única filha, com quase 12 anos, em estado crítico, prestes a morrer, Jairo decide ir ao encontro do Senhor Jesus, porque, com a sua fé n’Ele, cria/acreditava que sua filha seria poupada à morte e seria curada.

Como nos relata Marcos, quando Jairo chegou junto de Jesus, apesar de ser um homem muito importante da sociedade, ele prostrou-se aos pés do Senhor Jesus e rogava-lhe muito: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva” (Marcos 5:23). Note que a expressão de Marcos “rogava-lhe muito”, significa que ele estava mesmo aflito, mas cheio de fé e de esperança.

Mais uma vez o Senhor Jesus mostra o Seu grande amor pelo sofrimento humano e aceita o pedido de Jairo. Com a multidão que os cercava – e também Pedro, Tiago e João –, dirigem-se para a Casa de Jairo, mas nesse percurso foram interrompidos por outra situação, que era a de uma mulher que sofria há doze anos de um fluxo de sangue, e que vinha atrás da multidão e queria apenas tocar nas vestes de Jesus, crendo que com isso ficaria curada. E nesse momento de toque, ficou mesmo curada. O Senhor Jesus lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal”. (Marcos 5:34)

Entretanto um dos príncipes da sinagoga vai ao encontro de Jairo e informa-o de que sua filha tinha mesmo falecido e que não havia mais necessidade de incomodar o Mestre!

Que faríamos nós numa circunstância destas? – Se morreu, jamais alguém a fará ressuscitar!… Isso seria certamente o meu e o teu pensamento. Mas, não foi este o pensamento de Jairo. Ele conhecia bem o Senhor Jesus e tinha fé, – sem qualquer dúvida-, de que Ele iria ressuscitar a sua filha. É bem verdade que Jairo tinha presente o que Jesus um dia dissera a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá”. (João 11:25).

Quando pois, Jairo teve a notícia de que sua filha tinha mesmo falecido, o Senhor Jesus ouviu também esta informação. E Lucas 8:50 regista o seguinte: “Jesus porém ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: não temas; crê somente e será salva.” É evidente que estas palavras, apagariam qualquer dúvida que existisse em Jairo, pois ele bem conhecia o Mestre e a compaixão que tinha pelo sofrimento humano.

Ao chegar à casa de Jairo, Jesus só deixou entrar no quarto, Pedro, Tiago, João e os pais da menina. As pessoas choravam a morte, mas Jesus lhes disse: “A menina não está morta, mas dorme.” (Lucas 8:52). Marcos regista que Jesus tomando a menina pela mão, disse: “talita cumi”, que significa: “Menina, eu te ordeno, levanta-te” (Marcos 5:41). E a menina se levantou imediatamente, para surpresa de todos.

Que este exemplo possa perdurar na nossa vida e acreditemos que hoje mesmo e sempre, o Senhor Jesus está disponível para levar ao Pai os nossos pedidos de ajuda em situações de dificuldade de qualquer natureza. Teremos sempre uma resposta. Temos que ter fé, como Jairo.

Louvemos ao Senhor pelo amor que tem por nós. Fortaleçamos a nossa fé pela Leitura da Sua Palavra e pela Oração.

Amém.

Manuel Úria

Abigail – uma mulher atenta

Abigail – uma mulher atenta

Na rebuscada história do primeiro rei do Povo Hebreu, encontramos um episódio marcante de inteligência atuante de uma mulher chamada Abigail.

Quem é Jesus Cristo para ti?

Quem é Jesus Cristo para ti?

Um simples carpinteiro, um descontente com a situação que se vivia ao tempo, um anarquista, um rabi, um filósofo, um idealista, um bem-falante, um pedagogo, o Senhor, ou um homem comum?