Continuemos a falar de exaltação…
O Salmo 145 é um dos cânticos de Davi, de agradecimento à bondade e providência de Deus. Com o seu coração voltado para o Senhor, Davi inicia este cântico com uma belíssima exaltação a Deus: “Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre”. (Salmos 145:1)
Exaltar o Senhor em agradecimento, é algo maravilhoso e pode gerar frutos de formas excecionais.
Esta semana eu estava a ouvir num podcast uma entrevista com um ex-jogador de futebol brasileiro de renome internacional (foi eleito Melhor Jogador do Mundo e recebeu a Bola de Ouro). Um facto marcante na carreira deste jogador foi que ele, ao marcar alguns dos seus principais golos, levantava a camisola do clube e mostrava a t-shirt de baixo com o dizer “I belong to Jesus” (“Eu pertenço a Jesus”), apontando sempre os dedos para o céu.
Na entrevista do podcast, além de falar sobre a sua carreira e o facto de ser cristão, foi-lhe perguntado pelo entrevistador se havia recebido muitas críticas ao comemorar os golos daquela forma. O ex-jogador disse, então, que recebeu sim muitas críticas, onde lhe diziam que o campo não era o lugar para aquele tipo de manifestação e que não devia misturar as coisas. Disse também que, nas suas entrevistas, era sempre aconselhado a não falar da “sua religião”.
Nesta entrevista ele contou que, numa viagem recente à China, encontrou um homem que lhe testemunhou o seguinte: que ao assistir a um dos seus jogos viu a comemoração do jogador a mostrar a referida t-shirt e os dedos apontados ao céu. Entretanto, como não percebeu o motivo da dedicação, ficou muito intrigado com o facto de uma pessoa tão famosa estar dedicando sua vida a outra pessoa. Não teve jeito! O homem disse que precisava conhecer Jesus e entender porque Ele é tão importante para o grande jogador. Correu então para adquirir uma Bíblia e começou a estudá-la.
Já sabemos o resultado… o homem entregou sua vida a Cristo. Aleluia!
A exaltação a Deus realizada por este jogador, fez com que o nome do Senhor fosse bendito, por ele, pelo homem alcançado na China (e por muitos outros, eu creio), pelos ouvintes da entrevista, por mim e por você que está lendo este texto agora e, de muitas formas será para sempre, através dos frutos gerados.
É maravilhoso ver como a exaltação ao Senhor com um coração agradecido por Sua Bondade e com o reconhecimento de Sua Grandeza e Seu Amor, executa obras inimagináveis, obras que levam alguém que estava num caminho sem Deus, a entrar num Caminho cheio de presença do Pai e de Sua convivência eterna.
Convido-o a olhar à sua volta e a contemplar a obra gloriosa que Deus realiza todos os dias na sua vida e a exaltá-lo, cheio do Seu Amor, crendo que Sua obra estará sendo executada através dos frutos da nossa fé, todos os dias.
Amém
Filipe Monnerat