Durante este mês a nossa Igreja está, mais enfaticamente, a ser despertada para Missões.
Ao ser convocada a pensar neste tema, tão caro ao coração de Deus, procuro na Sua Palavra a resposta à pergunta que ontem(*) nos foi lançada na pregação dominical: – E no meu? O fogo por Missões estará também no meu coração?
Este termo “Missões” faz parte do meu léxico desde a infância, pois a Igreja onde nasci e cresci, tinha três pontos missionários. Assim, nossos domingos eram passados nos bancos da Casa de Oração de manhã e à noite, e toda a tarde nesses três lugares missionários, sendo que dois deles, mesmo com os pés no mato.
Quanta alegria, que hoje se traduz em saudade, sentíamos nesse ministério!
Quando comecei a trabalhar na evangelização de crianças, as lições missionárias passaram a ter um grande impacto, não só ao estudar a vida de tantos Obreiros da Causa, mas também ao transmiti-las aos mais novos. Alguns se converteram, outros estão hoje a trabalhar para o Mestre.
Sim, “Missões” estão no meu coração, é um facto! Mas como eu gostaria que estivesse também no seu coração, meu irmão! Convido-o a meditar comigo.
O Todo Poderoso Deus não precisaria de nós para evangelizar o mundo mas, porque nos ama tanto, quis que fôssemos os Seus braços para lançar a semente neste campo tão vasto e tão necessitado de Salvação.
Ao ler, hoje de manhã, a oração de Jesus pelos Seus discípulos, meus olhos caíram no verso 20 de João 17. Aquela oração não contemplava apenas os discípulos que estavam ali presentes com o Mestre.
Jesus é bem claro quando diz: “Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra, hão-de crer em mim”.
Duas vezes me senti presente e objecto desta oração. Jesus rogou por mim naquela hora, ao dizer: “mas também por aqueles”.
Eu sou uma daquelas pessoas que ouviram a mensagem de Salvação, que passou dos discípulos para outros discípulos, até chegar a mim.
Estas palavras de Jesus, porém, são ainda mais abrangentes quando penso que “pela Sua Palavra” me diz respeito a mim. É pela palavra do que já é salvo, que outros irão crer no Senhor Jesus.
Ontem mesmo(*) fomos alertados para a mensagem de Paulo em Romanos 10;17: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”.
Logo, se eu fui salva, porque alguém me contou da Obra redentora de Jesus Cristo, como poderei ficar acomodada sem passar o que tenho de mais precioso aos que ainda não ouviram desta Graça Maravilhosa?!
Mais adiante, Paulo interroga-nos: “Como pois invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão n’Aquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?” (Rom 10:14)
O apelo é para mim em primeiro lugar, mas deixo-o a vós também. Que a missão a nós confiada passe e outros (muitos) venham a ter seus nomes escritos no Livro da Vida.
“Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas”. (Rom 10:15b)
Graça e Paz
Madalena Úria
(*) Ontem refere-se ao passado Domingo, dia 10/11.