O Profeta Elias

Elias é um dos Profetas do Antigo Testamento e uma das vozes mais audíveis no período longo e difícil dos Reis de Israel.

O povo escolhido por Deus para O adorar em exclusividade, deixou-se levar pela idolatria dos povos ao seu redor. Devido à ambição desmedida de seus reis, o povo acabou em ruptura e assim surge o Reino de Israel ou do Norte (com 10 tribos) e o Reino de Judá , ou do Sul (composto pela Casa de Judá e a Tribo de Benjamim).

Elias personifica uma das maiores figuras da Bíblia e seu nome, Elyahov, significa “Meu Deus é o Senhor”. Trata-se de um profeta livre e independente dos pensamentos que infelizmente grassavam na época. “Vestia-se de roupas de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro”. (2Reis 1:8) Vamos depois encontrar a mesma descrição no vestir de João Baptista, enviado a pregar o arrependimento e a preparar a vinda do Salvador.

Este homem de Deus foi também voz poderosa para levar o anúncio da perdição aos próprios Reis. Um deles, conhecido pelos seu despotismo, Acabe, considerava Elias um inimigo “já me achaste, inimigo meu?” (1Reis 21:20). Porque Elias não se calou e lhe disse no rosto: “já te achei porquanto te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor”.

O papel do verdadeiro profeta era levar as verdades de Deus e influenciar os reis e o povo, a fim de voltarem ao único caminho de Deus e abandonarem os inúmeros deuses pagãos do Bezerro de Ouro e de Baal.

De facto o próprio Rei Salomão acabou por prestar culto a deuses falsos, sem querer ouvir a Palavra através dos Profetas, assim como os reis seus sucessores, salvo raras exceções.

No entanto, a intrepidez de Elias conduziu-o por um longo e mui diverso período do povo de Israel.

Por causa da perseguição de Jezabel, mulher do Rei Acabe, Elias foge e no Monte Horebe, o Senhor fala com ele e comissiona-o para 3 momentos importantes. Por causa da idolatria de Israel, o Senhor envia Elias, primeiro para ungir Hazael como Rei sobre a Síria; Segundo, ungir Jeú como Rei sobre Israel e, terceiro, ungir Eliseu como seu Profeta sucessor. (1Reis 19:15,16)

A exemplo de verticalidade e comprometimento deste grande profeta, hoje somos chamados, em amor total a Deus, a compartilhar a Salvação e toda a mensagem da Palavra a todos os homens, ímpios e ateus, com toda a brevidade e disponibilidade permanente e atuante.

“Levantai-vos e não tenhais medo.” – Mateus 17:7 –.

“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” – Marcos 7:16 –.

A resposta à chamada de Deus deve ser imediata, sobretudo em obediência, sem esquecer a entrega de coração ao coração do próximo, segundo a Vontade do Senhor.
…Um dia, seguiam pelo caminho Elias e Eliseu, seu sucessor, quando apareceu um carro de fogo que os separou, um do outro, sendo Elias elevado ao Céu, num redemoinho. (2Reis 2:11)

Lembro Enoque que também andou sempre com Deus, e Deus para Si o tomou. (Genesis 5:24)

Que o Senhor nos ensine e ajude a ter zelo pela Salvação de todos os perdidos, levando-lhes o Caminho para a Vida Eterna – JESUS!

Salmo 107.8 –> ”Louvem ao SENHOR pela Sua bondade e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens!”

Graça e Paz!

Anselmo Simões

Abigail – uma mulher atenta

Abigail – uma mulher atenta

Na rebuscada história do primeiro rei do Povo Hebreu, encontramos um episódio marcante de inteligência atuante de uma mulher chamada Abigail.

Quem é Jesus Cristo para ti?

Quem é Jesus Cristo para ti?

Um simples carpinteiro, um descontente com a situação que se vivia ao tempo, um anarquista, um rabi, um filósofo, um idealista, um bem-falante, um pedagogo, o Senhor, ou um homem comum?