Ao ler os livros do VT desde Génesis, sabemos que alguns foram escritos como eventos proféticos. Muitos destes eventos foram cumpridos pela pessoa do Senhor Jesus. Temos inúmeros exemplos que poderíamos apresentar, porém o livro de Rute – que é dos que mais gosto –, remete-nos para a obra redentora de Jesus.
Boaz é uma figura que nos aponta para Jesus Cristo; Rute é uma gentia que perdeu não só o marido mas a herança dele, à qual tinha direito, e fica perdida sem poder para se salvar da situação terrível que está a viver.
A vida de Rute é uma vida de sofrimento, medos e lutas vivendo sem esperança. Era assim a nossa vida espiritual, antes de conhecermos a Jesus: andávamos perdidos, cheios de medos e sem esperança, sem Deus nos nossos corações.
Boaz podia cumprir as exigências da lei em relação a Rute – por ser o parente redentor – e mostrou favor (graça) para com Rute, resgatando-a e restaurando a sua herança. O Senhor Jesus mostrou Graça para connosco e restaurou a nossa herança de comunhão com Deus; em Efésios cp 2 vr 11 e 12 é-nos referido: 11Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas”, e que, -12”Naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo”.
O pecado destruiu o direito de ter uma herança nos céus e separou-nos da comunhão com Deus, como consta em Rom cp 7 vrs 11: 11“Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou”. Assim perdidos estávamos em nossos delitos e pecados.
Rute estava nessa posição quando humildemente reconheceu o seu estado e se colocou aos pés de Boaz; Rute depositou a sua vida nas mãos de Boaz; a partir desse momento Boaz tomou o controle da situação e a vida de Rute mudou para sempre – não mais medos ou incertezas quanto ao futuro – encontrou paz e descanso.
Esta linda história reflete o que Cristo fez na minha vida e de todos os que vieram a Jesus Cristo, depositando a seus pés todos os medos e angústias e confiaram nEle para a Salvação. Sabemos que somos pobres pecadores mas redimidos pelo sangue de Jesus, seguimos confiados no seu amor e cuidado.
Para quem ainda não depositou a sua vida aos pés de Jesus, que o possa fazer, pois só a obra redentora do Senhor Jesus na cruz do Calvário, pode redimir e restaurar a comunhão com Deus. Leia e reflicta no que diz a Palavra de Deus no Evangelho de João 3:16, 17 e 18 e tome a sua decisão, se ainda o não fez:
“- 16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
“-17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
“-18Quem crê n’Ele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de Deus.”
Rosa Dias