O senhor é o meu pastor…

Na semana passada tive a oportunidade de assistir a uma transmissão televisiva muito interessante, sobretudo porque pude concluir que há pessoas que revelam uma humanidade excepcional quando lidam com outras pessoas e particularmente quando lidam com animais, neste caso concreto com ovelhas de várias idades. Estes animais vivem numa quinta que lhes fornece a erva de que tanto gostam e, para além deste alimento, recebem também rações enquanto são ordenhadas.

Obviamente que ao ver esta situação, não pude deixar de pensar de imediato no maravilhoso Salmo de Davi, no qual o nosso Deus é identificado como sendo o nosso Pastor, que ama incondicionalmente as Suas ovelhas. Há aqui uma diferença que pode parecer insignificante, mas não é: as ovelhas que têm o Senhor Deus como Pastor, têm que aceitar o amor de Deus, e a única forma de o fazer é reconhecer que Seu Filho amado, Jesus Cristo, morreu e ressuscitou pelos pecados de cada um de nós, e aceitá-Lo como nosso único e suficiente Salvador.

Diz o Salmo 23 o seguinte: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam…”.

Fiquei impressionado pelo comportamento daquela senhora que se diz pastora das cerca de 150 ovelhas, e lhes dispensa pacientemente tantos cuidados, e pensei: que não fará o Senhor Deus para connosco, se nos considera ovelhas Suas?”

Nada parece faltar àquelas ovelhas, porque têm uma excelente alimentação, correm do seu curral com grande velocidade para os verdejantes pastos – mostrando excelente saúde –, regressam ao seu curral, quando recebem da sua pastora ordens para tal! Isso fez-me pensar no nosso comportamento perante o nosso Pastor, que cuida de nós, de forma bem mais atenciosa, como é referido nos versículos acima. Será que Lhe obedecemos sempre que temos conhecimento das Suas ordens e procuramos conhecê-las pela Sua Palavra, ou seja pela leitura regular da Bíblia?

Devemos ter presente o Salmo 100:3, que nos diz: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi Ele, e não nós, que nos fez povo Seu e ovelhas do Seu pastor”.

Devemos reflectir também no Salmo 79:13 – “Assim, nós, Teu povo e ovelhas de Teu pasto, Te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os Teus louvores”.
Amém.

Manuel Úria
Boletim 1034 data: 30-05-2024

Abigail – uma mulher atenta

Abigail – uma mulher atenta

Na rebuscada história do primeiro rei do Povo Hebreu, encontramos um episódio marcante de inteligência atuante de uma mulher chamada Abigail.

Quem é Jesus Cristo para ti?

Quem é Jesus Cristo para ti?

Um simples carpinteiro, um descontente com a situação que se vivia ao tempo, um anarquista, um rabi, um filósofo, um idealista, um bem-falante, um pedagogo, o Senhor, ou um homem comum?