Sabedoria

O mundo passado e o atual é feito de relacionamentos.

Vivemos de e para a família e constituímo-nos em grupos de proximidade: pertencemos a um clube desportivo, a uma associação de ex-alunos, ex-militares; somos membros de uma igreja ou de um sindicato. Os animais também vivem em grupos, são exemplo os bandos, as manadas, as matilhas, rebanhos, cáfilas, alcateias e muitos mais.

No entanto, o ser humano difere dos restantes habitantes do planeta terra, porque Deus nos constituiu com a capacidade do raciocínio, poder e domínio sobre tudo o que se move. (Génesis 1:26-31).

O ser humano tem desenvolvido capacidades, talentos e dons, na constante luta pela sobrevivência e na criação de melhores condições de vida. Esta luta pela superioridade entre os humanos, tem levado a muitos exageros na busca de poder. Isto tem conduzido a lutas e guerras fratricidas, com um número muito elevado de destruição de bens materiais, criando sofrimento, angústia, desolação e perda de vidas. Situação nada abonatória para a vida dos povos!

Assim, o homem em sua inteligência e capacidade de inovar, tem investido tudo na ciência e tecnologia, desenvolvido a medicina transportes e comunicações a um nível muito alto, criando condições de bem-estar elevado para uns quantos grupos, esquecendo muitos milhões que continuam sobrevivendo em degradação e miséria.

O homem na sua sabedoria – conhecimento terreno, extenso e profundo em vários campos de particular erudição e instrução, tem-se esquecido de Deus e da verdadeira sabedoria.

A sabedoria é a capacidade para fazer boas escolhas e distinguir o que é bom do que é ruim. De acordo com a Bíblia, a verdadeira sabedoria só pode ser alcançada através do Espírito Santo e de uma vida de temor ao Senhor. A sabedoria que vem de Deus é infinitamente superior à que o mundo oferece.

Ser sábio não significa ter apenas conhecimentos, mas sim, saber aplicar o conhecimento para tomar decisões certas. O sábio não só observa os factos, mas consegue compreender o que é correto e justo e escolhe fazer o que é melhor.

Como Criador de todas as coisas, Deus é a fonte de toda a verdadeira sabedoria (Provérbios 2:6). A Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, encontramos nela a forma correta para viver nossas vidas. Logo é importante analisar o que a Bíblia nos ensina acerca da sabedoria. É ela que nos transporta a uma vivência particular, na dependência de Deus, até aos Caminhos puros e a praticar, tal como lemos em Efésios 2:10: “Porque somos feitura Sua criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

O livro de Provérbios é dedicado a nos levar a um viver com e em sabedoria (Provérbios 2:1-12).

Nos nossos dias, a sociedade, no geral, vive como os habitantes de Sodoma e Gomorra – em pecado, de costas voltadas para Deus; cada um fazendo o que é mau e desagradável ao Criador.

Precisamos de viver em comunhão de Igreja (corpo de Cristo), atendendo aos ensinamentos de Jesus, não nos deixando corromper por fábulas ou teorias da modernidade.
Paulo, em 1Timóteo 1:4 alerta-nos para a sã doutrina: “Não se dêem a fábulas ou genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação”.

Que o povo de Deus seja sábio, para viver em santidade e comunhão, louvando e glorificando a Deus e dando testemunho aos não crentes em todo o momento.

Amém.
Joaquim Fagundes

Abigail – uma mulher atenta

Abigail – uma mulher atenta

Na rebuscada história do primeiro rei do Povo Hebreu, encontramos um episódio marcante de inteligência atuante de uma mulher chamada Abigail.

Quem é Jesus Cristo para ti?

Quem é Jesus Cristo para ti?

Um simples carpinteiro, um descontente com a situação que se vivia ao tempo, um anarquista, um rabi, um filósofo, um idealista, um bem-falante, um pedagogo, o Senhor, ou um homem comum?