Um dos coros que hoje vamos entoar, em culto a Deus, diz Neste dia feliz, neste santo lugar, eu marquei um encontro com Deus; Seu amor é real, Sua paz gozarei, Eu marquei um encontro com Deus – neste santo lugar de oração, neste encontro de amor, pedirei ao Senhor uma bênção para o meu coração.
De facto, cremos que a igreja é o corpo espiritual de Cristo, e que, na sua expressão local, é um organismo vivo, uma comunhão autónoma de crentes, identificados uns com os outros pela confissão da mesma fé e unidos em comunhão para a proclamação do evangelho, para a adoração e para a edificação dos santos.
Hoje, cumpriremos as duas ordenanças conferidas por Cristo à Sua Igreja, batizando e comungando em Ceia do Senhor.
Hoje, a Paula, o Dany, a Vitória, a Bianca, a Maria, o André, a Ana, o Bernardo e a Sasha vão ser imersos na água, testemunhando publicamente a sua fé no Salvador crucificado, morto e ressuscitado; e depois, todos juntos, tomaremos a Ceia do Senhor, como memorial oferecido, até que Ele venha, do sacrifício expiatório do Senhor Jesus.
Hoje, neste dia feliz de comunhão, de testemunho, de memorial, de pregação, de santificação e, estou certo, de salvação, agradecemos o amor e a generosidade da irmã Igreja Baptista de Matos, cedendo o seu Templo – ou seja, hoje vivemos o ideal neotestamentário de relacionamento entre igrejas do Senhor Jesus Cristo, tão bem descrito, por exemplo, na forma como as novas comunidades cristãs de Tessalonica e Corinto se ajudaram (At 18:5).
Hoje, pode ser também o dia em que decides considerar que Deus te ama e que Ele tem um plano maravilhoso, abundante e com propósito para a tua vida: Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigénito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16; 10:10).
Hoje, Ele continua à porta e a bater: Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei… (Ap 3:20), prometendo o direito de te tornares Seu filho (Jo 1:12), pela graça, por meio da fé; e isto não vem de ti, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8-9).
Hoje, vamos todos cantar Neste dia feliz, neste santo lugar, eu marquei um encontro com Deus – que bênção!
Bem-vindo, bem-vinda!
Graça e paz.
Pr. Teo Cavaco