REFLEXÃO – Seminário -Módulo: “Vida Pessoal com Deus”
REFLEXÃO SOBRE O ESTUDO DO SEMINÁRIO
MÓDULO “VIDA PESSOAL COM DEUS”
“Toda a escritura é inspirada por Deus, e útil para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra”. (2 Tim. 3:16,17)
A Bíblia fala do homem natural explicando que esse é o que não compreende as coisas do Espírito, porque, em primeiro lugar, lhe parecem loucura e, depois, porque elas apenas se discernem espiritualmente. O feito de voltar a ingressar num curso de Seminário aos 75 anos é certamente tido como estultícia para os que não entendem as coisas espirituais. Para nós, a quem a graça Salvadora nos trouxe o poder da Palavra, torna-se absolutamente numa necessidade. Cantamos de coração mas também com inteligência “Tua Palavra, meu alimento, meu pão”, é por isso que todas as portas que se nos abrirem para aprofundar os ensinos de Deus, são recebidos como dádiva imerecida.
Aceitamos estudar este Módulo VIDA PESSOAL COM DEUS, sabendo de antemão que iríamos encontrar matéria essencial para uma disposição mais consentânea ao resto do curso. E o resultado superou a expectativa. De aula para aula foi um crescendo de abertura espiritual para as coisas tão básicas da nossa vida, tendo por suporte único a Palavra de Deus. Essa a razão para escolher 2 Tim. 3:16,17 como texto para a minha reflexão / resumo destes cinco meses de estudo.
Aceitando plenamente a inspiração Divina de tudo aquilo que retiramos da Bíblia, meditamos em centenas de passagens, numa primeira visão em estudo individual, passando, nas aulas, à exposição aturada e sábia do Professor.
A utilidade de cada conceito divino aplicado a qualquer área fulcral da vida, levou-nos à busca do pensamento correto e concreto para um viver segundo o Espírito. E, na leitura e meditação de cada tema houve sim lugar para me sentir repreendida e instruída para correção das áreas em mais fraca consonância com a Vontade de Deus.
O módulo usado neste Estudo foi todo ele conduzindo ao que a Palavra diz e ao que cada um dos santos deve fazer para que a Vontade do Senhor se cumpra em nós e nos que queremos evangelizar. Temos a segurança da infalibilidade dos resultados positivos, se conseguirmos fazer o que aprendemos na Bíblia.
Na dependência do Espírito, compreendendo qual a nossa posição em Cristo, devemos em obediência à Palavra, praticar todos os princípios para uma vida espiritual abundante.
É nas palavras poéticas de Paulo, num texto que muito amo, que encontramos a definição de uma vida plena em Deus, nosso Criador, Salvador e Senhor: “Porque nEle vivemos e nos movemos e existimos”. Atos 17:28.
Sabedores de que a Palavra é viva e eficaz, que nos oferece o padrão da Verdade e que nos dá a inteligência para um viver diário de agrado ao Senhor, que a inspirou, como podemos deixar de nos envolver no compromisso diário de a buscar, cumprir e ensinar aos que ainda não têm esta graça?!
Milhares de vezes lido, ouvido, meditado, o verso 2 de Romanos 12 traz duas ordens da parte do Senhor:
– “Não nos conformemos” ou não tomemos a forma.
– “Mas transformai-vos”, isto é, deixemos a forma de vida que o mundo nos quer impor – renovemos o nosso entendimento, a nossa inteligência, olhando para a Palavra e fazendo o que Deus quer, completando Sua Vontade em nós.
Termino esta reflexão sucinta, sobre o muito que estudamos, com uma frase do próprio Manual de Estudo: “Nada substitui a Palavra na vida do crente que deseja crescer em Cristo”.
Graça e Paz
Graça e Paz
Madalena Úria
Boletim N.º 1058 – 21/07/2024